quinta-feira, 5 de maio de 2011

Mulheres, atenção!!!

Hoje quero falar sobre um assunto sério ligado a saúde da mulher, o HPV, sigla em inglês que significa papiloma vírus humano. Existe mais de 200 tipos diferentes, entre eles, benignos e malignos, responsáveis pelo câncer do cólo de útero.

A transmissão acontece sexualmente, o dissiminador do vírus é o homem, mas a doença na maioria dos casos tem agressão maior nas mulheres, podendo até matar, se descoberto muito tarde. Sendo assim, o homem pode conviver sem apresentar sintomas ao longo da vida e nunca saber que possui HPV.

Segundo pesquisas já realizadas, estima-se que 25 a 50% das mulheres no mundo estejam infectadas e que 75% ainda entrarão em contato em algum momento da sua vida. Nos homens, estima-se cerca de 50% da população masculina já tenha HPV.

O HPV não tem cura, mas pode e deve ser tratado para não evoluir. Os tratamentos são feitos com ácido, cauterizando a região afetada e por  intervenção cirúrgica, removendo as lesões. O problema é que o organismo em sua maioria, responde lentamente a aplicação do ácido. O método mais eficaz é o uso de laser, existindo no Brasil, apenas na capital paulista.

Já existe vacina contra HPV, mas no Brasil a Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - liberou apenas da faixa etária que vai de 09 a 25 anos de idade. No total, três doses devem ser aplicadas para maior eficácia. O valor ultrapassa mil reais.

Por isso, a importância  da realização do preventivo anual, o conhecido Papanicolau, que detecta a alterção de células no cólo do útero. Já os homens devem procurar um urologista e realizar exames para descobrir se foram ou não infectados. Uso de camisinha para quem não tomou a vacina é ainda a melhor forma de prevenir o HPV.

Saiba mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus_do_papiloma_humano
http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=327

Fotos: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário